05/03/2018

Ano Laicato - Santidade Laica: Santa Francisca Romana

Especial Santidade Laica
Santo da Semana: Santa Francisca Romana
I Semana - Ano 2018


Francisca Bussa de Buxis  de Leona nasceu em 1384, em uma nobre e tradicional família cristã. Queria ser uma religiosa mas seu pai havia a prometido em casamento ao jovem Lourenço Ponciano, muito cortejado por ser nobre e rico mas um bom cristão - e os dois se completaram (social e espiritualmente)! 

Francisca foi sempre esposa exemplar. Por desejo do marido apresentava-se em público com categoria de dama romana, usando belas jóias e suntuosos trajes. Porém debaixo deles vestia uma túnica simples. Dedicava-se à oração suas horas livres e também priorizava as práticas de vida interior. Vivendo o matrimônio tiveram filhos mas não os impediram de viver a caridade e atenção aos mais necessitados. E de tanto dedicar sua vida aos pobres sua casa tornou-se em: asilo, ambulatório, hospital e albergue.

Dos 6 filhos que tiveram, 3 morreram. A cidade de Roma naquele tempo passou por guerras, fome, epidemias, miséria. Francisca ainda viu um de seus filhos se tornar refém enquanto o marido fora preso depois de ferido de guerra. Mesmo assim continuou a obra de caridade junto aos necessitados vendendo quase tudo o que tinha para mantê-la. Nesse período recebeu o título de "Mãe de Roma".

Tinha um anjo especial, enviado por Deus, que a guiava, aconselhava e também protegia de fortes investidas do demônio e ainda a ajudava na sua vida familiar.

Frequentava a igreja dos padres beneditinos de Santa Maria Nova e ali reuniu amigas ricas da corte romana para trabalharem em benefício da sociedade. E mesmo sem vestirem hábito, sem votos e sem formarem família religiosa pois viviam vida de mães e donas de casa, encontraram tempo para se dedicarem a comunidade carente. Quando o marido faleceu entregou-se maneira definitiva a esse projeto fundando com algumas dessas companheiras também viúvas a Ordem das Irmãs Oblatas Olivetanas de Santa Maria Nova.

Morreu aos 56 anos em 9 de março de 1440. Foi proclamada santa em 1608 e considerada mística pela Igreja. Há registros de que quando morreu foram necessários 3 dias para que a população de Roma visitasse seu caixão, de tanto que era admirada e querida.

Que possamos, nos dias de hoje, aprender com seu exemplo de fidelidade, oração, penitência e amor aos mais necessitados para construção do Reino dos Céus!

Santa Francisca Romana, rogai por nós!


Paz e bem!
Sandra Oliveira.


Fontes: Franciscanos.org e Arautos.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração do Jubileu de Diamante

  Clique aqui para assistir a Celebração do Jubileu de Diamante, na PSA Channel  . (c) 2021 Broadcast Team