![]() |
| Imagem: Site Diocese São João Del Rei |
A Semana Santa inicia-se com o domingo de Ramos, onde participamos de procissão e Missa.
Mas o que é o Domingo de Ramos??
Não, não é a missa dos "matinhos" como já se ouviu dizer. Tem esse nome devido a celebração da entrada de Jesus em Jerusalém de forma triunfal e ao mesmo tempo tão humilde pois se faz Ele montado em um jumento.
Humilde - Jesus não deixou de ser quem é, mas não se sobrepôs a ninguém, nem tampouco se declarou Rei. Mas o povo o aclamava dizendo “Hosana ao Filho de Davi, bendito Aquele que vem em nome do Senhor” - o que tornou essa entrada triunfal.
É um domingo verde e vermelho. Um domingo que mexe com o coração e com o espírito daquele que crê e que sabe o significado deste momento.
Vermelho: da cor litúrgica, da lembrança do que é coberto de vermelho - naquele momento, quando Jesus foi entregue a Pilatos por inveja dos sumos sacerdotes, foi julgado e condenado mesmo sendo inocente; no momento atual em vários lugares do mundo inteiro (e de forma especial em nossa cidade) com tanta violência física, verbal, nas redes sociais. Verde: dos ramos, da esperança da Ressurreição, de renovação, tanto em nosso coração quanto em nossas atitudes!
Que, de fato, esse momento não seja mais uma missa de preceito a ser cumprido, mas que seja permitido que o coração seja transformado naquilo que é necessário!
Que o Espírito do Senhor nos conduza!
Paz e bem!
Sandra Oliveira
Pastoral da Comunicação

Nenhum comentário:
Postar um comentário